sábado, 18 de setembro de 2021

Morre Antônio Soares Guimarães, o Bandeira, fundador e ex- presidente da Fetraece


O movimento sindical de trabalhadoras e trabalhadores rurais do Ceará está de luto com o falecimento do companheiro Antônio Soares Guimarães, o nosso querido e eterno Bandeira (como era conhecido). Estão de luto todas aquelas e aqueles que tiveram a feliz oportunidade de conviver com essa grande figura humana. 

Tive o prazer de trabalhar com o Bandeira no início dos anos 2000, ajudando, como educador, em dois importantes projetos sociais relacionados ao desenvolvimento rural Cearense: o Projeto Raízes e o Projeto Dom Helder Câmara. Ambos de iniciativa da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, no período em que ele era presidente da entidade. 

Bandeira deixa um grande legado histórico. Foi um dos principais responsáveis pela reorganização do movimento sindical rural cearense no período da redemocratização do país. Sua trajetória é reconhecida nacionalmente por importantes setores dos movimentos sociais e políticos. 

Pra mim, além de tudo, ficou um exemplo de vida. Um ser humano sempre sorridente, atencioso, humilde, paciente e, acima de tudo, portador de uma tolerância invejável nas relações políticas. É como se a paciência histórica fosse a sua forma de vida. Algo em que falamos muitos e poucos praticamos. 

Serei eternamente grato por tudo que aprendi nessa convivência. Serás eternamente lembrado por todas e todos que tiveram a felicidade da tua companhia.  


Acrísio Sena

Mestre em Educação pela UFC

Atualmente Deputado Estadual – PT Ceará