quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Má distribuição da vacina deixa municípios abaixo da média em comparação a outras cidades no Ceará

Foto:Agência Brasil


A vacinação avança no Ceará, mas de forma desigual entre os municípios. Para se ter uma ideia, 46 deles sequer chegaram a vacinar 20% das suas populações, número muito baixo depois de sete meses do início das aplicações. É o caso, por exemplo, de Choró, no Sertão Central, que vacinou apenas 19,5% da população, apesar de ser relativamente pequeno.


No Sertão Central, aliás, apenas 2 municípios dos 10 que formam a 8ª Região de Saúde do Estado, sediada em Quixadá, vacinaram mais de 30% da população: Milhã (30,7%) e Senador Pompeu (33,4%). Os dados são do Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em comparação com as estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento até esta quarta-feira, 31.


Confira abaixo o avanço da imunização nos municípios da 8ª Região de Saúde:


Banabuiú: 22,2%

Choró: 19,5%

Ibaretama: 22,2%

Ibicuitinga: 21,8%

Milhã: 30,7%

Pedra Branca: 25,3%

Quixadá: 21,0%

Quixeramobim: 27,4%

Senador Pompeu: 33,4%

Solonópole: 25,1%


Vale ressaltar que estes números são da Sesa e, por serem atualizados mais lentamente, podem ser um pouco diferentes daqueles divulgados pelos próprios municípios.


Em setembro, os municípios do interior do Ceará devem receber 2,4 milhões de novas doses da Coronavac, compradas de forma direta pelo Governo do Estado ao Instituto Butantan. O quantitativo corresponde a 80% de todos os imunizantes adquiridos. (Foto: prefeitura de Quixeramobim/divulgação)