terça-feira, 7 de setembro de 2021

Grito dos excluídos no Crato



O Grito dos Excluídos chegou 27ª edição ainda desafiado pela pandemia de Covid-19. Em Crato, organizado pelas Pastorais Sociais e a Cáritas Diocesana, o protesto aconteceu na Praça Juarez Távora (Igreja de São Vicente, Santuário Eucarístico) às 8h desta terça-feira, dia 7 de setembro. Segundo os organizadores, a mobilização respeitou as medidas sanitárias, tais como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Da Praça, os manifestantes saíram em caminhada até o bairro Alto da Penha. 


Desde 1995, o tema permanente do Grito dos Excluídos é “Vida em primeiro lugar”. Este ano, o lema foi “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”.

“Nas ruas, praças e redes sociais, nós lutamos por saúde, moradia e trabalho. O que nos motiva a gritar em 2021? As quase 580 mil mortes pela Covid-19, muitas das quais poderiam ter sido evitadas; o desemprego”, pontua o diretor-presidente da Cáritas de Crato, Padre José Ricardo Barros. Para ele, tudo isso mostra a necessidade de um Grito, de fazer ecoar a necessidade do cuidado com a vida na sua totalidade.


Em Fortaleza   a "Marcha dos Excluídos em Defesa da Democracia e por Fora Bolsonaro" acontece às 15h na Serrinha indo até Parangaba.