segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Governo do Ceará firma pacto com os municípios para fortalecer as políticas públicas do Sistema único da Assistência Social



Aconteceu hoje, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, solenidade de anúncio de  uma série de investimentos em políticas de assistência social. 


As melhorias começam pelos Centros de Referência da Assistência Social  (CRAS), equipamento que conta com uma equipe pronta para acolher, atender e escutar as dificuldades da população, auxiliando no acesso a diversos programas e serviços, por isso é fundamental investir no bom funcionamento desses espaços. 


Foi anunciada a expansão do cofinanciamento para os CRAS do Estado do Ceará, dando mais segurança econômica para que as unidades prestem atendimento à população. 


Também foi anunciada a criação do projeto Big Data Social que surgiu da necessidade de acompanhar as famílias que utilizam os serviços/benefícios/auxílios do governo. 


Os gestores públicos precisam entender como esses recursos têm impactado a vida das famílias, quão eficientes eles estão sendo e se estão resolvendo o problema que se propõem a resolver. Outro objetivo da plataforma digital é dar transparência à sociedade de como os recursos públicos estão sendo aplicados.


O governador Camilo Santana destacou a importância da parceria do Governo do Ceará com os municípios para fortalecer as políticas públicas de assistência social, principalmente, para que elas cheguem a quem mais precisa.