segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Governador visita estação de ancoragem de cabos submarinos de fibra óptica na Praia do Futuro, em Fortaleza

O governador Camilo Santana visitou, nesta sexta-feira (17), a estação de ancoragem de cabos submarinos de fibra óptica da empresa portuguesa EllaLink, localizada na Praia do Futuro, em Fortaleza. O chefe do Executivo Estadual estava acompanhado dos secretários Mauro Filho, do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Lassance de Castro, e do diretor da EllaLink no Brasil, Rafael Lozano.

O cabo submarino da EllaLink é o 16º ancorado no Ceará e o primeiro de alta capacidade que conecta diretamente o Brasil, a partir de Fortaleza, e Europa, com ponto em Sines, Portugal. O cabo está em operação comercial desde junho de 2021. Essa nova conexão beneficia negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos, jogos online e mídia de entretenimento entre América do Sul e Europa.

Na visita, o governador conheceu toda a infraestrutura tecnológica de suporte da EllaLink para monitorar o tráfego de dados. “Vai significar um avanço importantíssimo, principalmente nessa época em que a pandemia acelerou o processo de conectividade do mundo. São 6 mil km de cabo, investimento de R$ 1 bilhão que a empresa fez no Ceará. O Ceará hoje já é, juntamente com Rio de Janeiro e São Paulo, um dos três pontos com maior conectividade do País. E nós somos o segundo maior ponto do planeta em termos de recebimento de cabos de fibra óptica submarinos”, afirmou Camilo Santana, anunciando que mais dois cabos estão previstos até 2022, totalizando 18 cabos.