quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Deputada Aderlânia defende a inclusão social das pessoas com deficiência



Durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (22), a deputada Aderlânia Noronha (SD) ressaltou a importância de uma sociedade acessível e inclusiva para pessoas com deficiência.


“A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação, a verdade é que a pessoa com deficiência é tratada por muitos como alguém inferior”, disse a deputada.


A deputada Aderlânia informou que já foi aprovado, na Assembleia, projetos de sua autoria em defesa das pessoas com deficiência no Ceará. Em destaque, o projeto de indicação que assegura às pessoas com deficiência visual o direito de receber, sem custo adicional, as contas de água, energia elétrica, telefonia, acompanhadas de demonstrativos de consumo no sistema em braile.


A deputada Aderlânia é autora também do FUNDO ESTADUAL DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA. O fundo, formado com recursos do Orçamento e doações, financiará programas e projetos que buscam garantir a capacitação através de treinamento, qualificação, habilitação e reabilitação de deficientes para o mercado de trabalho.


Outro projeto aprovado da parlamentar assegura ao servidor público do Estado do Ceará, pais ou responsáveis legais de alunos menores com deficiência, o direito a férias coincidentes com o período de recessos escolares.