terça-feira, 28 de setembro de 2021

Centro de Inovação do SESI Ceará lança Observatório Analítico de Acidentes no Trabalho


O Centro de Inovação em Economia para Saúde e Segurança (CIS) do SESI Ceará lança hoje (28/9) o Observatório Analítico de Acidentes no Trabalho. A ferramenta, que tem como base dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, tem o objetivo de facilitar e agilizar a busca por informações e dados sobre acidentes laborais. A ideia surgiu a partir da elaboração de projetos de inovação setorial em segurança do trabalho para o segmento da construção civil. O Observatório Analítico estará à disposição no site observatorioacidentes.sfiec.org.br/


Segundo o coordenador do CIS, o SESI Ceará vem desenvolvendo soluções e conteúdos técnicos que visam auxiliar empresas a identificar e gerir os custos com segurança e saúde, monitorar indicadores e mensurar impactos de ações implantadas. Como é o caso dos programas de qualidade de vida customizadas de acordo com a real necessidade de uma empresa. “Com esse foco, o CIS iniciou uma linha de desenvolvimento direcionada a geração de observatórios voltados para identificação dos cenários nacionais relacionados as diversas variáveis da segurança e saúde”, explica o coordenador. 

O primeiro observatório a ser lançado é este, Observatório Analítico de Acidentes de Trabalho, que trará a relação dos tipos de acidentes e suas variáveis, dos setores empresariais e dos anos que ocorreram os acidentes, bem como os custos de benefícios gerados. Simões informa que a missão é entregar para as empresas a possibilidade de perceberem quais as principais situações de acidentes e, a partir dessa visualização do cenário, buscarem soluções que mitiguem as causas geradoras desses acidentes, isso possibilitará a geração de um ciclo virtuoso de gestão de segurança e saúde e geração de economia. O CIS teve a contribuição do Observatório da Indústria da FIEC nesse projeto, que usou da sua expertise para a criação dos dashboards e cruzamento dos dados.