segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Banabuiú pactua com municípios parceiros para realização de cirurgias eletivas de catarata


Com a pactuação entre Governo Municipal de Banabuiú e Secretaria de Saúde dos municípios de Maracanaú e Tauá, 38 pacientes que aguardavam na fila para cirurgia de catarata irão realizar exames pré-operatórios nos próximos dias, para muito em breve realizarem o sonho da cirurgia.

Por meio de recurso destinado pra cirurgias eletivas, a Secretaria de Saúde de Banabuiú vai realizar o sonho dos nossos irmãos banabuienses e dar-lhes o direito a uma saúde de qualidade. Neste momento os pacientes estão sendo convocados pela Central de Regulação Ambulatorial, para realizarem exames exigidos, além de eletrocardiograma para que, assim que liberados os resultados dos exames, possam ser convocados pelos municípios parceiros para a tão sonhada cirurgia.


A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento. Porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriado. O tratamento consiste numa cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida, no entanto exige cuidados, e o paciente é liberado para retomar suas atividades em apenas uma semana.


As cirurgias eletivas no município haviam sido suspensas desde o ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19, com as novas diretrizes de retomada gradual das atividades caracterizadas como não essenciais, procedimentos como este foram autorizados a serem realizados gradativamente. As cirurgias ocorrem em unidades hospitalares de municípios parceiros por disporem de equipe especializada e equipamentos cirúrgicos de modernos, evitando antigos procedimentos. Além de cirurgias de catarata, a Secretaria Municipal de Saúde de Banabuiú informou que em breve haverá a divulgação de outras cirurgias eletivas.