quinta-feira, 2 de setembro de 2021

7 universidades brasileiras caem em ranking da Times Higher Education; apenas Unifor melhora desempenho


Sete das 59 universidades brasileiras que integram o Times Higher Education World University Rankings 2022 caíram em relação à lista anterior, revela a revista britânica Times Higher Education (THE), responsável pelo levantamento. O ranking divulgado nesta quarta-feira (1º) traz Oxford, Instituto de Tecnologia da Califórnia e Harvard nas primeiras colocações.

As universidades do Brasil que tiveram queda no desempenho ficaram cerca de 200 posições abaixo daquelas alcançadas em 2021. Segundo a publicação, considerada uma das mais importantes na análise do ensino superior, os motivos que justificam a queda das instituições brasileiras vão desde menor volume de citações em artigos científicos até redução da qualidade de ensino.

Das instituições brasileiras presentes no ranking, só a Universidade de Fortaleza (Unifor) subiu da posição 1001+ para 801-1000 após melhorar em todos os aspectos avaliados. São eles:qualidade de ensino (ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional);volume de publicações de pesquisa;citações em artigos científicos;projeção internacional (número de alunos e de professores estrangeiros);e troca de conhecimento com outras instituições.

Apesar disso, a universidade brasileira mais bem avaliada pela revista continua sendo a Universidade de São Paulo (USP), que é a melhor colocada entre instituições de toda a América Latina e está entre as 250 melhores do mundo.


(G1)