quinta-feira, 30 de setembro de 2021

15º edição do Inova Ceará reúne especialistas para ampliar discussões sobre ecossistema de inovação

 


Nesta quarta-feira, 29/09, teve início a programação da 15ª edição do Inova Ceará, maior e mais tradicional evento de inovação do setor industrial cearense. Em formato on-line, o encontro contou com a mediação da Líder do Habitat de Inovação do SENAI Ceará, Camila Forte. O Presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, deu as boas-vindas a todos os participantes e ressaltou a programação interativa e de grande importância para toda a sociedade e o setor industrial.


Na abertura do evento, o Gerente de Produtos do Observatório da Indústria, Elton Freitas, lançou, oficialmente, a 3º edição do Índice de Inovação dos Estados. O estudo, desenvolvido com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), traça um verdadeiro raio-x sobre como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos relativos à inovação. A publicação apontou São Paulo como o estado mais inovador do Brasil. Já o Ceará, aparece em 11º lugar.


De acordo com Elton, o Índice de 2021 trouxe três novidades em sua metodologia: a inclusão das dimensões de infraestrutura, cooperação e empreendedorismo. Ele ressaltou ainda que os dados avaliados para compor o Índice são de 2019 e 2020, o que faz com que os efeitos da pandemia sejam melhor avaliados nas próximas publicações. Para ter acesso ao estudo completo, clique AQUI.