sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Vereadores aprovam Projeto de Lei de Danilo Lopes: a proposta condiciona os estabelecimentos de comercialização de alimentos a disporem de material explicativo sobre Manobra de Heimlich


 
O engasgamento  - ou sufocação - pode atingir pessoas de toda e qualquer idade, com possibilidade de ser fatal ou causar danos permanentes. No entanto, a Manobra de Heimlich, simples e possível de ser executada sem equipamentos especiais, pode salvar essas vidas. Por conta disso, o Vereador de Fortaleza, Danilo Lopes (Podemos), propôs e Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira (19.08) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 22/2021 que obriga os estabelecimentos que comercializam alimentos a disporem de cartazes explicativos com o passo a passo da execução da manobra para ensinar todos que frequentam ou trabalham nesses locais a aplicar o recurso num caso de necessidade.

“O custo é mínimo, apenas as impressões, e os resultados são extremamente necessários tendo em vista que este é um cuidado que pode salvar vidas, como temos visto em Fortaleza”,  afirma Danilo Lopes. Só este ano, a imprensa local registrou por duas vezes que policiais salvaram da morte dois bebês que engasgaram e os pais não sabiam o quê fazer.

O Projeto de Lei foi inspirado na história de Eduardo de Sá Fernandes, o Dudu, filho de um casal de dentistas. Há poucos meses, uma dissertação de Mestrado em Odontologia da Unifor sobre a Manobra de Heimlich, defendida pelo aluno Murilo Alves Teixeira  e orientada pelo também dentista Saulo Ellery Santos, da qual o vereador e autor do PLO, Danilo Lopes, participou como membro da banca, despertou nele o desejo de ver a prevenção transformada em Lei. “É uma história que sempre me marcou”, assinala Danilo.

No Brasil, o engasgo é a terceira causa de morte entre crianças que falecem vítimas de acidentes, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBPA). Em termos de população em geral, segundo matéria no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que cita como fonte  o Corpo de Bombeiros, mais de três mil pessoas morreram no Brasil em 2018 em consequência dos engasgos.

Para Saber Mais 

- Vídeo no Youtube: https://youtu.be/zpZywVY8mn8

- Projeto de Lei Ordinária 22/2021: https://bit.ly/37YVJGo