quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Programa do Sebrae/CE capacita lideranças do Cariri para contribuir com o desenvolvimento da região

Empresários, gestores públicos, representantes da academia e de organizações sociais de 13 municípios do Cariri estão participando do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional).  A capacitação promovida pelo Escritório do Sebrae/CE no Cariri busca mobilizar, qualificar e promover a integração das lideranças locais tendo como objetivo a dinamização do desenvolvimento econômico da região.

Nesta semana, estão sendo realizadas as atividades do segundo módulo presencial do LIDER. A programação desta terça-feira (17), contou com a participação do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que destacou a importância das lideranças para a promoção do desenvolvimento. “O fortalecimento do Cariri passa pela atuação de suas lideranças. Nosso intuito é ajudá-los a estarem preparados e mobilizados para participar ativamente deste processo”.    

Para a articuladora do escritório do Sebrae/CE no Cariri, Elizangela Andrade, a realização do Programa Líder também é uma oportunidade de envolver as lideranças do território em um debate sobre o papel da governança na construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para a região. “É um momento de oxigenar as lideranças do Cariri e ao mesmo trazer novas lideranças locais para contribuírem com esta agenda do desenvolvimento regional”.

Programa LIDER

O Programa LIDER é uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder à carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

Atualmente, o Sebrae conta com 73 programas em andamento em todo Brasil, envolvendo 23 estados, 736 municípios e mais de 2.500 líderes dos setores público, privado e terceiro setor. No Ceará, as atividades do Programa LIDER estão sendo realizadas nas regiões da Ibiapaba, do Vale do Jaguaribe, Cariri, Norte e dos Sertões de Crateús.