terça-feira, 31 de agosto de 2021

Prefeitura de Itapipoca adere ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae


 

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, assinou na última semana a adesão ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que integra um conjunto de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento das micro e pequenas empresas dos municípios. A adesão foi realizada durante o I Seminário Itapipoca Empreendedora, que contou com a participação do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do articulador regional da instituição, Jacob Bandeira e da articuladora da Unidade de articulação institucional e políticas públicas, Wilma Almeida.

O programa do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais, tem uma atuação organizada em 10 eixos definidos para contemplar todas as temáticas que de alguma maneira influenciam o desenvolvimento dos territórios e para cada um desses eixos foram criadas ferramentas e soluções que visam o planejamento e melhoria da eficiência da gestão municipal.

Em sua fala durante o Seminário Itapipoca Empreendedora, o superintendente do Sebrae/CE destacou a importância da governança para o desenvolvimento municipal, ressaltando ainda o papel estratégico dos pequenos negócios para o fortalecimento das economias dos municípios. “Os pequenos negócios são a base da economia local, por isso, apoiar este segmento é contribuir para a geração de emprego, renda e receitas públicas no próprio local onde eles estão instalados. A adesão da prefeitura ao Cidade Empreendedora é mais uma prova do compromisso do prefeito Felipe Pinheiro e de sua equipe com o fortalecimento econômico do município”.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Ellison Madeira, elencou outras iniciativas da Prefeitura focadas no fomento do empreendedorismo, como a promulgação da lei que instituiu o Programa Itapipoca Empreendedora e a doação de uma área pra instalação de empresas.

Após o evento, prefeito, superintendente do Sebrae e as equipes técnicas das duas instituições se reuniram para aprofundar detalhes das ações de apoio aos pequenos negócios do município. Também foram realizadas visitas técnicas ao novo Centro Administrativo da Prefeitura e às instalações do novo mercado público que abrigará lojas, boxes e praça de alimentação.

O equipamento, que será inaugurado em breve, conta com o apoio do Sebrae para formulação de um novo modelo de gestão e para a capacitação dos permissionários que se instalarão no espaço.