sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Novo decreto amplia horário de bares e restaurantes em uma hora

 


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (20), que o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 tem poucas alterações. A principal delas é a extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes em uma hora. O decreto será válido por 15 dias, a contar da próxima segunda-feira (23). Ao lado do governador estava o novo secretário da Saúde do Ceará, Dr. Marcos Gadelha.


A deliberação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 pondera o aumento de casos da variante delta no Ceará. “O Comitê decidiu por pouquíssimas alterações, como, por exemplo, autorizar o funcionamento dos restaurantes, que antes ia até às 23h, para até meia-noite. Com isso, o toque de recolher passa para 1h. Vamos continuar reforçando as fiscalizações. Nossos números confirmam a queda na procura assistencial, a queda na taxa de transmissão e positividade nos testes, e, por consequência também, uma redução na ocupação de leitos e nos óbitos”, justificou Camilo Santana.


Para o novo secretário, o momento é de extrema precaução, por conta da disseminação da variante delta. “Numa reunião com a equipe técnica, todos manifestaram preocupação com o aumento progressivo dos casos do variante delta, já são 62 confirmados no Ceará. Estamos numa situação confortável com os números, mas de alerta, por isso o cidadão cearense não pode relaxar, não pode deixar de ter cuidado com as medidas sanitárias, com higienização das mãos e distanciamento social, além do uso obrigatório de máscaras. Pense e cuide das pessoas que possuem perfil de risco para a doença. Em paralelo, seguimos com o esforço em aumentar o número de vacinados no Ceará”, reforçou Dr. Marcos Gadelha.