quarta-feira, 25 de agosto de 2021

19ª edição do Movimento Doe de Coração



No próximo dia 1º de setembro, terá início a 19ª edição do Movimento Doe de Coração, realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). 


A campanha tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

“Queremos discutir sobre os principais fatores que vêm limitando a oferta de órgãos para transplantes e sobre o que podemos fazer para enfrentá-los, melhorando assim uma espera que sempre existiu, mas que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus”, ressalta a coordenadora do Movimento Doe de Coração 2021, a professora Janaína Ramalho, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza.


Além das ações tradicionais da campanha, a Doe de Coração deste ano homenageará profissionais de saúde que se destacaram na área de transplantes em 2020. A relação de homenageados será divulgada na live de lançamento da Doe de Coração, que acontecerá de forma virtual, ao vivo, às 10h, com transmissão pelas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Com o tema “Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19”, a live terá a participação da professora Janaína Ramalho, do professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o hepatologista Huygens Garcia, e do presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki. A mediação será da jornalista Taís Lopes.