quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Evandro Leitão aborda produção legislativa em estreia de bate-papo ao vivo com a população



O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, estreou em suas redes sociais no Instagram e no Facebook, nesta quarta-feira (18/08), um bate-papo ao vivo com a população. Na primeira transmissão, o parlamentar abordou as últimas novidades envolvendo os trabalhos do Parlamento Estadual. O encontro vai ocorrer todas as quartas, ao meio-dia, com o objetivo de ampliar o diálogo entre a sociedade e o Legislativo. 


A programação iniciou com o tema do concurso público da Assembleia Legislativa. Evandro destacou que são 33 mil inscritos concorrendo a 100 vagas. Além disso, projetou que a Casa discute a possibilidade de realização futura de um novo certame. "Ainda temos a intenção de, até o final de nosso mandato, realizar um novo concurso", afirmou. 


Sobre as mensagens governamentais que tramitam na Casa, o deputado destacou as três mais recentes que chegaram para apreciação do Parlamento: a que institui o Programa Ceará Conectado, que dá acesso à internet gratuita em espaços públicos; o projeto Pacto pela Aprendizagem  no Ceará, para reverter prejuízos causados na aprendizagem durante a pandemia; e a que tratará da punição de servidores públicos estaduais que recusarem a vacinação contra a Covid. "Como servidores públicos, temos a obrigação de nos proteger e proteger o outro", destacou.


O deputado também fez um balanço das ações do Pacto Contra o Coronavírus em 16 municípios do Estado e informou que o próximo passo do programa será se reunir com o setor produtivo e prefeituras e encaminhar as principais demandas ao governador Camilo Santana. "Nós vamos realizar essa escuta junto a representantes do comércio e federações no intuito de ouvir as dores e perdas deste setor ao longo da pandemia".


Outro destaque foi o início da distribuição de cestas básicas a famílias em situação de maior vulnerabilidade nos municípios cearenses. O critério de entrega seguirá o Índice de Desenvolvimento Humano no Estado e beneficiará famílias cadastradas em programas sociais. 


O presidente ainda levantou importantes conquistas da AL, como a reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher, que será entregue este mês, como uma das ações do Agosto Lilás, e a criação do Núcleo de Saúde Mental. 


No momento final, Evandro respondeu perguntas de seguidores nas redes sociais sobre assuntos diversos, como futebol e ações no interior do estado.