quarta-feira, 25 de agosto de 2021

ENEL Distribuição Ceará, em parceria com o SENAI, inaugura Centro de Treinamento em Sobral

 


Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Enel Distribuição Ceará inaugura, nesta quarta-feira (25), um novo Centro de Treinamento para eletricistas na cidade de Sobral. A solenidade acontecerá às 10h na sede do SENAI, onde serão apresentados a estrutura do equipamento, além de investimentos para a região. O equipamento auxiliará na capacitação de eletricistas da distribuidora e de empresas parceiras e também promoverá a formação de novos profissionais.

O principal objetivo de centros como esse é gerar mais oportunidade para os jovens que buscam uma formação profissional para se inserirem no mercado de trabalho como mão de obra especializada, mas de forma segura. “Além da formação técnica que é dada, o treinamento é feito de forma a reforçar as normas de segurança na hora de manipular a rede elétrica. Esse é o principal compromisso da Enel: garantir que as atividades sejam executadas de maneira 100% segura.”, avalia Charles de Capdeville, Diretor de Operação e Infraestrutura da Enel Ceará.

"É com muita alegria que a FIEC, por meio do SENAI, irá inaugurar nas instalações do SENAI Sobral um Centro de Treinamento para eletricistas. Serão ministrados vários cursos com o objetivo de qualificar pessoas na área de energia, principalmente em geração, transmissão e distribuição. Ganha a zona norte e a sociedade cearense. Essa parceria é extremamente importante e salutar", afirma o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A estrutura foi toda construída pensando na necessidade de mão de obra mais especializada para atender à crescente demanda na área. O Centro de Treinamento de Sobral conta com rede aérea de baixa e média tensão, totalizando 128 metros de estrutura em uma área de 250 metros quadrados, 69 KVA de potência instalada e 21 postes.

Em parceria com o SENAI e o Exército, está sendo programada a capacitação de três turmas para formação de 60 eletricistas, sendo 50% mulheres, até o final de 2021 no município. O curso faz parte do programa Enel Compartilha Empreendedorismo, que vem promovendo a capacitação de mulheres em pequenos negócios para a promoção da inclusão social, o empoderamento feminino, a geração de renda e a economia circular. Os esforços estão em linha com a estratégia de Sustentabilidade do Grupo, aos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e à meta da organização de ampliar o percentual de colaboradoras em todos os níveis da organização.

Os centros vão formar profissionais mais especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias que já estão sendo instaladas pelo grupo Enel em todo o Brasil.