quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Dia do Psicólogo (27/8): SESI Ceará reforça a importância de cuidar da saúde mental

 


Para celebrar o Dia do Psicólogo (27/8), importante e fundamental profissão nos dias atuais, o SESI Ceará conversou com a psicóloga especialista em Gestão da Saúde e em Neuropsicodiagnóstico, Ana Karine de Oliveira, que está na entidade desde 2016.

Para a profissional, a Psicologia ganhou maior visibilidade com a pandemia da COVID-19, mas é preciso pontuar que já existia uma demanda reprimida de saúde mental que foi exposta nesse período e que vem proporcionando uma busca crescente pelos serviços psicológicos. “Psicólogo é um profissional que pode e deve atuar nos mais diversos contextos, mas que também deve se cuidar, manter uma prática regular de autocuidado e est atento aos sinais do corpo e da mente. Apesar do que muitos pensam, não somos imunes ao adoecimento psíquico, pelo contrário, podemos estar mais vulneráveis a ele”, alerta.

Atuando como psicóloga há 11 anos, Ana Karine iniciou a carreira no Maranhão trabalhando no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), posteriormente, já no Ceará, trabalhou em uma instituição de acolhimento para crianças, adolescentes e adultos que vivem e convivem com vírus HIV/AIDS antes de iniciar os atendimentos no SESI Ceará. 

Seus anos iniciais foram desafiantes. “Realidades em que a atuação do psicólogo fugia ao modelo clínico e demandavam intervenções coletivas e pautadas em uma leitura de mundo e de homem que não se ver na faculdade”, recorda-se. Logo descobriu sua paixão pela Psicologia Social e percebeu que a Psicologia, era sim, acessível a todos. “Aos poucos fui vendo a função social da Psicologia e descobrindo meu lugar, meu espaço e o meu fazer nesta profissão tão apaixonante e ao mesmo tempo tão desafiadora”, avalia.

No SESI Ceará começou desenvolvendo ações educativas dentro das indústrias na área de Saúde Mental, depois foi para consultoria e implementação de Programas de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas. Na sequência, recebeu o convite para atender nas clínicas do SESI da Capital e Maracanaú como psicóloga clínica e, em paralelo, atuava na área da Promoção da Saúde com foco na saúde mental, desenvolvendo intervenções como Programas de Qualidade de Vida com foco em estilo de vida saudável, Programa de Gestantes e ações específicas de saúde mental e trabalho.