sábado, 7 de agosto de 2021

Deputado Renato Roseno diz que no Brasil tem os que “abraçaram explicitamente o autoritarismo”


O deputado Renato Roseno, PSOL, afirmou que há no País um clima de violência política, ataques à democracia e uma “fantasmagoria em torno do processo eleitoral”, todos “emanados do Planalto”. “A conduta do presidente é atacar a democracia, levantar suspeição sobre o sistema eleitoral que elegeu a ele e a seus filhos. Isso tudo é para desviar-se das gravíssimas acusações de má condução durante a pandemia e na aquisição de vacinas”, apontou.


“A sociedade brasileira não pode desprezar as ameaças que são feitas à democracia”, alertou o parlamentar. Conforme Roseno, é necessário estar atento às bravatas feitas pelo presidente e seus apoiadores ao sistema democrático e às instituições do País e exigir a defesa da democracia e uma agenda que auxilie na retomada da economia.


O deputado avaliou que “falta humanismo” ao chefe do Executivo. O deputado exemplificou a sanção do PL da Grilagem, o veto que proibia o despejo de pessoas mais pobres e criticou ainda as falas de Bolsonaro ao falecido prefeito de São Paulo, Bruno Covas. “Seu filho, um adolescente, teve mais sobriedade na resposta, com seus 15 anos de idade, do que o presidente da República, que achincalhou a memória do seu pai morto por um câncer”, avaliou.


Defender o estado democrático de direito é essencial e evitar “aventuras golpistas”, segundo Renato Roseno, é essencial para garantir as eleições e o processo democrático brasileiro. “A democracia nos salva do tirano e do estúpido. Por isso a tirania e a estupidez não querem democracias. A tirania é o contrário da democracia, e a estupidez é a ausência da racionalidade. Por isso é importante salvar a vida das maiorias, recuperar a economia e iniciar um novo projeto de nação”, pontuou.