terça-feira, 10 de agosto de 2021

Cooperativa prejudica serviços no Hospital de Messejana

 


A secretaria da Saúde do Ceará realizou uma licitação para escolher uma Cooperativa Médica para ficar responsável pelo preenchimento da escala dos médicos de três hospitais da rede estadual: São José, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital de Messejana. Durante mais de 15 anos, as escalas eram de responsabilidade da CEMERGE (Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará), que atuava sem licitação por força de uma carta de exclusividade assinada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremec), que autorizava a dispensa da licitação. 

Pois bem! A carta foi revogada porque surgiram outras cooperativas com habilitação para atuar nas emergências dos hospitais e, na semana passada, a Secretaria da Saúde do Ceará anunciou a Coaph (Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar) como vencedora da licitação. No HGF e no São José, a transição entre as cooperativas está ocorrendo sem sobressaltos. Já no Hospital de Messejana, o processo está bem conturbado. A CEMERGE estaria criando uma serie de barreiras para efetuar a transição. Entre as dificuldades impostas há situações graves como a coação dos  médicos atuais para que eles não fiquem nas funções sob a admistração da nova cooperativa, questionamento da competência dos novos profissionais, coação da equipe de implantação da ganhadora e o não repasse de informações para o correto dimensionamento das horas de escala e quantitativos de profissionais necessários a execução do serviço.

Discussões a parte, o que se espera é que essa questão administrativa não prejudique quem não tem nada a ver com a disputa entre as cooperativas médicas: o paciente!