quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Controladoria da União isenta Paracuru de irregularidade na elaboração de lista de vacinação

 


A Controladoria Geral da União divulgou nesta quarta-feira (11), a nota técnica em que isenta a Prefeitura de Paracuru, no Litoral Oeste do Ceará, de qualquer irregularidade na elaboração da lista de vacinados contra a Covid-19.

O documento é fruto de questionamento da investigação do órgão fiscalizador à época, pela própria Secretaria de Saúde de Paracuru. Pela investigação, que foi desencadeada em março deste ano, foram pelo menos 1.447 registros de ocorrências de pessoas suspeitas de terem se vacinado de forma indevida em todo o Estado, entre casos de falecimentos, pessoas que tomaram mais que duas doses da vacina e políticos.

A cidade de Paracuru apareceu como a segunda na lista dos municípios com maior número de ocorrências, o que foi considerado pelo prefeito do município, Wembley Beim (PDT) como “grande equívoco” da própria CGU por considerar que o órgão teria se enganado no cruzamento dos dados de dois sistemas que são alimentados simultaneamente, de acordo com orientação do próprio Ministério da Saúde: o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o Esus Nacional.