segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Comissão da Câmara debate empréstimos consignados a aposentados


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza, às 14h30, audiência pública para debater os empréstimos consignados contratados sem autorização em nome de aposentados e pensionistas, assim como o vazamento de dados de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os convidados para a reunião estão representantes do Banco Central, do INSS, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Pan, do Banco C6 e do Procon Nacional.

Os empréstimos consignadas se tornaram alvo de investigação a partir da entrada de bancos no processo de conceder empréstimos para servidores aposentados do poder poder público e da previdência social. Na união, nos estados e municípios existem casos do aposentado ou pensionista não receber um só centavo ao final do mês. 

O empréstimo consignado é uma operação onde os bancos emprestam o dinheiro ao aposentado e recebe do poder público após desconto na aposentadoria ou pensão. O banco tem 100% de garantia do recebimento.