quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Com síndrome de down, filha de Romário divulga carta aberta após declaração de Ministro da Educação

 


A filha caçula do senador Romário (PL-RJ), Ivy Faria, de 16 anos, divulgou uma carta aberta nas redes sociais. A mensagem foi direcionada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que fez uma declaração polêmica a respeito de alunos com síndrome de down, mesma condição de Ivy. Numa entrevista à TV Brasil, no dia 9 de agosto, ele afirmou que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado de outros alunos sem a mesma condição, já que “a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.

A adolescente, então, publicou um texto na web em que diz estar “muito triste” com o ministro. Explicou que frequenta uma escola regular e que “não atrapalha ninguém”. “Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy. Eu estou muito triste com Sr. Sabe, eu tenho síndrome de down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência. Cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, começa a adolescente, que continua:

“A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender: a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza. A fala do senhor revela muita falta de educação. Como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar? A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade”.

(Jornal dos Municípios)