terça-feira, 17 de agosto de 2021

Com parecer positivo de Girão, Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão deve ser celebrada a partir deste ano


Foto: Agência senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de lei (PL) que cria a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão. O senador Eduardo Girão (Podemos) formulou um relatório favorável ao projeto. No texto, o parecer de Girão reforça que a depressão é uma doença e pode se tornar uma condição crítica de saúde.


A data deve ser celebrada na semana do dia 10 de outubro e tem como objetivo  estimular a implementação e a divulgação, através de debates, palestras e eventos, de políticas públicas abrangendo todos os aspectos da doença, entre eles as formas de acesso à atenção em saúde mental. O PL 2/2020, da Câmara dos Deputados, segue para a Comissão de Educação (CE).


“Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio: cerca de 800 mil pessoas morrem, a cada ano, por essa causa. Essa é, inclusive, a segunda principal causa de morte para pessoas com idade entre 15 e 29 anos”, afirma Girão.