quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Camilo recebeu os prefeitos do Ceará e todos pediram areninhas e brinquedopraça


Política pública quando funciona é como vacina na veia, faz bem. O governador  Camilo Santana encerrou na segunda-feira, 09/08, a agenda onde recebeu os 184 prefeitos e mais os três recentemente eleitos em Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. Foram diálogos onde os prefeitos tiveram a oportunidade de se fazerem acompanhar do presidente da Câmara de Vereadores e do seu deputado estadual e federal. Foram muitos os pedidos, mas chamou a atenção, como destaque, o pedido de praticamente todos para a construção de areninhas e brinquedopraças. 


Na sua conversa semanal via internet com a população, o governador comunicou que vai atender os prefeitos, colocando areninhas e brinquedopraças em todos os municípios. Camilo foi generoso, decidiu que municípios com mais de 20 mil habitantes terão duas areninhas e com mais de 50 mil habitantes receberão 3 areninhas. 


A generosidade do governador tem objetivos: ocupar as crianças para que fujam da ociosidade, e os adultos preencherem o tempo de folga com o lazer da prática de esportes. O governo do estado descobriu que as praças esportivas ou areninhas são usadas para caminhadas, aulas de educação física e competições entre moradores. As areninhas são uma realidade como projeto de atendimento as necessidades das crianças aos adultos. 


Do ponto de vista político, as areninhas cravam a presença do poder público dentro das comunidades, principalmente nos locais mais vulneráveis. Para o governante, fica o legado de ter promovido o bem estar dentro do conceito de virada social, ou seja, tirou da mente da juventude outros pensamentos, como o do mundo das drogas. É importante ressaltar que, ao pedir as praças e areninhas, os prefeitos estão sendo interlocutores de demandas da sua clientela, a população das cidades que administram. É uma sinergia perfeita. 


As areninhas surgiram na gestão Roberto Cláudio em  Fortaleza e as brinquedopraças no governo Camilo Santana, numa demonstração clara que a população precisa de muito pouco para concretizar seus sonhos numa comunidade. Os equipamentos se encaixam dentro da máxima que mostra a saída dos grandes talentos para o esporte saem da periferia das cidades. 


O ex-governador e atual senador da República, Cid Gomes, quando governava o Ceará mandou construir pistas de skate em todas as cidades do Ceará. Quando foi construída a da Beira Mar em Fortaleza, a burguesia e a oposição criticaram duramente. O equipamento está sempre lotado. Outros estados e capitais copiaram o projeto das pistas de skate. O melhor, o skate entrou para os jogos olímpicos e jovem de comunidade carente do Maranhão, que aprendeu skate em praça pública, ganhou a medalha nos jogos. Fica claro o legado de popularidade de Cid Gomes junto aos jovens e aos estudantes. Camilo e Roberto Cláudio com certeza serão lembrados pelas brinquedopraças e areninhas