terça-feira, 13 de julho de 2021

Secretaria da Saúde do Ceará inicia monitoramento de vacinação contra a Covid-19 em Guaramiranga após imunizar 100% da população adulta



A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen) e da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), dá início, hoje, ao monitoramento da eficácia da vacinação contra a Covid-19 nos moradores de Guaramiranga. 


O município é o primeiro do Ceará a imunizar 100% da população adulta (a partir de 18 anos).


Com 4.607 pessoas tendo recebido pelo menos uma dose da vacina, número superior aos 4.002 adultos estimados no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Sesa vai realizar inquérito que avaliará a resposta imune, por meio de sorologia, de anticorpos neutralizantes e dará seguimento dos casos de RT-PCR positivos.



Na manhã da última sexta-feira (9), uma equipe do Lacen visitou a estrutura do local onde serão coletadas as amostras para o estudo.


Em Guaramiranga só entra na sede do município morador ou quem comprovar hospedagem em hotéis da cidade. A barreira sanitária faz parte do processo de zerar casos de COVID-19 no município.