quarta-feira, 7 de julho de 2021

Ricardo Cavalcante participa de solenidade de Assinatura do Memorando de Entendimento entre a Qair Brasil e o Governo do Estado para implementação de planta de H2V no Ceará

 


Na tarde desta terça-feira, 6/07, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, junto ao Governador Camilo Santana, de solenidade de assinatura do Memorando de Entendimento entre a empresa Qair Brasil e o Governo do Estado do Ceará para a implementação de uma planta de Hidrogênio Verde (H2V) e investimentos vinculados, O encontro, que aconteceu no Palácio da Abolição, também reuniu a Vice-Governadora, Izolda Cela; Lucien Mallet, Diretor Premier Elemént da Qair; Armando Leite Mendes de Abreu, Presidente Qair Brasil; Maia Júnior, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará (SEDET); Roseane Medeiros, Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria da SEDET; Fernanda Pacobahyba, Secretária da Fazenda do Estado do Ceará  (SEFAZ); Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da SEINFRA; e Cândido Albuquerque, Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).


“Celebramos aqui um marco para o nosso Estado. A assinatura deste memorando representa um ganho social, econômico e ambiental para o Ceará. A implantação do Hidrogênio Verde vai em direção a um desenvolvimento próspero e sustentável, que, sem dúvidas, mudará nossa economia e nos colocará entre os grandes produtores dessa nova energia renovável no mundo”, ressaltou o Presidente Ricardo Cavalcante, parabenizando o Governador e representantes da Qair.


O Memorando de Entendimento regula a forma e as condições pelas quais as partes signatárias se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua para desenvolver a cadeia produtiva de Energia Eólica Offshore e de Hidrogênio Verde no Ceará.


Com a assinatura, a QAIR BRASIL demonstra interesse em realizar a implantação de um parque de geração de energia eólica offshore e uma planta de produção de Hidrogênio Verde no Estado. O Complexo Eólico Offshore Dragão do Mar, projeto desenvolvido pela empresa para gerar energia elétrica para a planta de eletrólise, irá contemplar uma usina de geração eólica offshore com capacidade instalada de 1.216 GW, a ser localizada na plataforma continental da costa de Acaraú-Ceará.


“O hidrogênio verde é o combustível do futuro, produzido através da eletrólise da água e que usa energias renováveis. Ele vai substituir as energias fósseis. O Ceará partiu na frente, através de grupo formado com a FIEC, UFC e parceiros. Sem dúvidas, essa ação trará grandes benefícios ao Estado e ao seu povo “, completou o Governador Camilo Santana.