terça-feira, 6 de julho de 2021

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa liderada pelo filho do prefeito de Itatira, Zé Dival





 A Polícia Civil, através da Delegacia de Combate à Corrupção  – DECOR, com o apoio do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro– LAB-LD/PCCE, Delegacia de combate à lavagem de Dinheiro - DCLD , todas vinculados ao Departamento de Recuperação de Ativos, e também do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil – DTO - deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira (06/07/2021) a “OPERAÇÃO HASTA”, com o desiderato de coletar novos elementos de provas sobre a suspeita de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no município de Itatira-CE e em outros do estado. 


De acordo com a investigação, um grupo comandado por membros da mesma família se valia de interpostas pessoas, popularmente conhecidas como “laranjas”, para fundarem e/ou assumirem empresas que concorriam e ganhavam licitações milionárias nos municípios que estão sendo investigados. Há a suspeita do envolvimento de servidores públicos e agentes políticos em um esquema criminoso, voltado a criar facilidades para que estas empresas conseguissem contratar com os poderes públicos municipais. 

Ao todo, setenta e cinco policiais civis estão dando cumprimento a quantidade de 15 (quinze) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliares, nas cidades de Itatira, Fortaleza, Caucaia e Pacatuba, além de 38 (trinta e oito) sequestros de veículos, 01(um) sequestro de imóvel, bem como, do bloqueio de ativos financeiros em centenas de contas bancárias.

A operação tem por objetivo investigar os crimes de FRAUDE À LICITAÇÃO, PECULATO, CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA, LAVAGEM DE DINHEIRO E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.  As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca de Canindé-CE.


As empresas investigadas receberam de diversos municípios aproximadamente 133 milhões de reais nos últimos oito anos. O esquema criminoso é liderado pelo filho do atual prefeito de Itatira, Antônio Jonas Martins Mateus, filho de Zé Dival. Outro alvo da operação, que integra a organização criminosa, é Paulo Anderson, filho do vereador de Itatira Paulo Ruberto.