segunda-feira, 12 de julho de 2021

Justiça condena vereador de Sobral sargento Ailton por liderar motim de mascarados que atirou no senador Cid Gomes



O então vereador de Sobral, Ailton Marcos Fontenele Vieira, foi con- siderado líder do movimento que tomou o quartel da PM em Sobral e ameaçava a população mandando fechar o comércio e ordenando que ficassem em casa. 

“Era quem comandava o mo- vimento, inclusive diante do portão do 3oBPM, discursava para os agentes públicos militares que entravam de serviço naquele estabelecimento militar, no intuito de conseguir mais adeptos para o movimento paredista”, diz a sentença.

A decisão, no entanto, optou por não decretar prisão ou aplicar medidas cautelares aos seis condenados, devido à falta de contemporaneidade. Os oficiais e praças considerados culpados terão que se apresentar num prazo de dez dias para tomar ciência da decisão.


O juiz considerou ainda que a prova coletada no Inquérito Policial Militar não foi suficiente para condenar outros 28 policiais denunciados. Ele observa que, de 35 denunciados, 13 não foram sequer notificados, 10 escolheram ficar em silêncio e 4 foram efetivamente ouvidos.