sexta-feira, 9 de julho de 2021

Evandro Leitão faz balanço das primeiras ações do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará

 


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão fez um balanço das ações do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, lançado no dia 23 de  julho, durante a sessão plenária presencial e remota, nesta quinta-feira (08/07). Ele destacou que a partir da próxima semana, iniciará as tratativas para que ações realizadas na Capital também sejam levadas ao interior do Estado. “Na próxima semana, iremos informar quais serão os municípios. Adianto que a ação acontecerá no Cariri, região norte, Vale do Jaguaribe, região metropolitana, para que, a partir da Aprece e das câmaras de vereadores, possamos fazer uma exposição, dialogando com representantes da população, para tentar sensibilizar a todos e tentar evitar uma terceira onda”, enfatizou Evandro Leitão.


O parlamentar apontou a importância da imunização é a saída para a volta das atividades. “A população precisa compreender que as vacinas são seguras, eficazes e são a saída para voltar à normalidade de antes da pandemia e evitar retrocessos na economia, nos empregos, na educação e, principalmente, no cuidado com a vida. O cadastro é o primeiro passo para a imunização”, disse.


Além do cadastro na Plataforma Saúde Digital, o presidente da Assembleia lembrou da importância de se de manter o distanciamento social, higienização das mãos e atender os protocolos das autoridades de saúde. “Posteriormente, serão pensadas ações em outros âmbitos de desenvolvimento e recuperação econômica e geração de empregos”, adiantou o presidente da AL.


Evandro Leitão citou as ações já realizadas a partir do Pacto: na última sexta-feira (02/07), uma ação conjunta do Ministério Público Estadual, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) iniciou busca ativa de pessoas ainda não cadastradas para a vacinação, em diversos bairros de Fortaleza. Na  última segunda-feira (05/07), a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) Fortaleza e a Faculdade CDL, no Centro da Capital, iniciaram o cadastro de cidadãos. “A Casa do Cidadão instalada na Assembleia Legislativa também está realizando o cadastro daqueles que procuram os serviços do órgão”, reforçou Evandro Leitão. De acordo com ele, pessoas já agendadas, que estão em outros serviços, são levadas e estimuladas a realizar o cadastro de vacinação, caso não o tenham feito.


Antes de encerrar com um minuto de silêncio para as vítimas de Covid-19, o presidente da AL agradeceu o engajamento de todas as instituições que fazem parte do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará: Governo do Estado - Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE); Prefeitura de Fortaleza - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Assembleia Legislativa.