terça-feira, 27 de julho de 2021

Com apoio do SENAI Ceará, indústria de laticínios Vale Milk recebe certificado SISBI-POA da Adagri

 


A empresa Vale Milk recebeu, no último dia 16/7, o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A empresa teve o apoio do SENAI Ceará, por meio das consultoras Talita Silva e Flavianne Pessoa, para revisão, elaboração e implantação dos Programas de Autocontrole, conforme Portaria n° 1245 de 2019, da Adagri.

O certificado foi entregue pela presidente da Adagri, Vilma Freire, aos proprietários Cézar Rômulo Cacau Moura e Débora Pinheiro Cacau Moura. Participaram da solenidade, o diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira; e o produtor no setor de agronegócio, Amilcar Silveira.

Essa certificação pode ser emitida para empresas que produzem itens de origem animal (laticínios, pescados, aves, carne bovina, etc) e que desejam ampliar a comercialização para todo território nacional. O Sistema de Inspeção Estadual - SIE permite a venda de produtos apenas dentro do estado. 

Em março de 2020, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Adagri, recebeu, do Ministério da Agricultura, o certificado pelo reconhecimento de equivalência dos seus serviços de inspeção de produtos de origem animal junto ao SISBI-POA. A equivalência garantiu que o serviço de inspeção do Ceará fosse inserido no cadastro geral do SISBI-POA e estabelecimentos e produtos nele registrados passem a integrar o sistema.

A Adagri e o SENAI firmaram Termo de Cooperação Técnica para o fortalecimento das ações de inspeção higiênico-sanitárias dos Produtos de Origem Animal (POA) no Ceará para a aderência da indústria ao SISBI-POA.