terça-feira, 27 de julho de 2021

Caucaia zera ocupação de leitos na UTI Covid

 


A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que há pelo menos dois dias, todos os leitos de uti covid-19 estão desocupados. Agora, os 20 leitos de UTI, sendo 15 deles implantados nova gestão, podem ser utilizados por pacientes clínicos que precisam de atendimento intensivo. 

A boa notícia foi anunciada pela diretora de atenção especializada em Caucaia, Amanda Xerez: “é importante porque a gente percebe que os índices da Covid estão reduzindo no nosso município e o mais importante é a disponibilidade desses leitos para outro público, pessoas que precisam de leito de UTI clínica e que agora poderão ser melhor atendidas”, declarou.

O Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMAGR) se tornou referência no tratamento e atendimento a pacientes com Covid-19 em Caucaia. Desde o início do ano a gestão municipal ampliou os serviços e a rede de atendimentos naquela unidade. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caucaia, o próximo passo será transformar os 30 leitos de enfermaria criados para atender pacientes de Covid-19 durante o pico da pandemia, em leitos de enfermaria permanente disponíveis a pacientes em tratamento no Hospital Municipal: “Nesta gestão ampliamos para 65 leitos de enfermaria no momento mais crítico da pandemia. Desse total, permanecem cerca de 30 leitos que também serão incorporados a nossa estrutura fixa para ampliar nossa capacidade de atendimento e internação em leitos de enfermaria”.

Novos leitos

No inicio da gestão, o município de Caucaia possuía apenas 5 leitos de UTI e 13 leitos de enfermaria destinados a pacientes vítimas do Covid-19. Com a intervenção da nova gestão, a UTI foi ampliada para 20 leitos. E de 13 leitos de enfermaria saltou para 65 leitos exclusivos para pacientes com Covid. Agora esses leitos passam a atender pacientes de Caucaia com outras necessidades de tratamento clínico.

Cuidados

Apesar dos números positivos e redução dos casos de Covid, a Prefeitura de Caucaia reforça a importância de manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus como a higienização das mãos, o uso de máscaras e distanciamento social.