sexta-feira, 16 de julho de 2021

Assembleia aprova projeto de lei do deputado Salmito que propõe a criação da Rota Mirantes da Ibiapaba



Durante a sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) realizada nesta quinta-feira (15/07), foi aprovado o Projeto de Lei nº 327/2020, de autoria do deputado Salmito (PDT), que propõe instituir a Rota Mirantes da Ibiapaba como circuito turístico do Estado do Ceará, abrangendo os municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.


A ideia da proposição é promover a Região da Serra da Ibiapaba como destino turístico, fomentar a geração de emprego e renda através da economia do turismo e promover a preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente na Serra da Ibiapaba. A Rota Mirantes da Ibiapaba deve reunir vários pontos turísticos: de lazer, esportivo, histórico, cultural, religioso, gastronômico, ecológico e de aventura.


“O projeto objetiva especialmente potencializar a região enquanto destino turístico, alavancando a economia local, gerando emprego e renda através da cadeia econômica ligada direta e indiretamente ao turismo. Pretende-se ainda estimular a preservação do patrimônio histórico-cultural e a prática do turismo sustentável, amistoso em relação a riquezas ambientais de toda a região”, ressaltou o deputado Salmito, autor da proposta.


Conforme consta no projeto, o turismo é um dos principais motores da economia do Estado do Ceará, bem como da região da Serra da Ibiapaba, que conta com vastas opções de turismo: cultural, ecológico, de aventura, gastronômico, dentre outros. Podemos citar, a título de exemplo, os mirantes e cachoeiras de Ubajara; a Igreja do Céu, com sua famosa escadaria em Viçosa; as trilhas e pontos de voo livre em Tianguá, além de grandes opções gastronômicas em toda a região.