quinta-feira, 29 de julho de 2021

Anastácio de Queiroz receberá Medalha de Ordem do Mérito Médico


O médico infectologista e ex-secretário de saúde do Ceará, Anastácio de Queiroz Souza, por meio de decreto federal receberá a Medalha do Mérito Médico, na classe de Comendador.

O decreto foi assinado ontem, terça-feira, 27, pelo presidente Jair Bolsonaro.


Anastácio de Queiroz Souza, Nascido em 1.º de fevereiro de 1951, no município de Coreaú/CE. Formado em Medicina no ano de 1976 pela Universidade Federal do Ceará, especializou-se em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará em 1978; Especialização em Fellowship em Medicina Geográfica Medicina Tropical em 1983 pela Universidade de Miami, Estados Unidos; Especialização em FellowShip em Doenças Infecciosas em 1984 pela Universidade de Virginia, Estados Unidos. Foi Diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas de 1986 a 1994, se afastando da Direção para assumir o cargo de Secretário Estadual da Saúde, no qual permaneceu por duas gestões consecutivas. Possui uma vasta produção científica e recebeu vários prêmios e títulos, dentre os quais o de Pessoa de Notório Saber no Setor de Estudos de Infectologia pela Universidade Estadual do Ceará em 2000, sendo Homenageado na Galeria dos Presidentes do CONASS – 20 anos.

Foi Vice-Presidente e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), empossado em 18 de agosto de 1999 na 7.ª Assembleia Ordinária, em substituição a Tancredo Castro Soares, então Secretário da Saúde do Amazonas.