quinta-feira, 3 de junho de 2021

Trabalhadores da indústria e construção civil são inseridos na 4ª fase da vacinação contra a covid-19

Os trabalhadores da indústria e construção civil fazem parte do grupo prioritário da segunda etapa da 4ª fase do plano de vacinação contra a Covid-19. Para ter acesso ao agendamento na quarta fase, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, nome da mãe e telefone para contato, esses são alguns dos itens obrigatórios, por exemplo. É importante preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a imunização aconteça de forma organizada e ágil. 

Próximo à data da vacinação, a confirmação do agendamento será divulgada em lista nominal no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Além disso, será enviado e-mail e WhatsApp, com as orientações sobre data, horário e local onde a pessoa agendada deve comparecer.

De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, a vacinação dos trabalhadores da construção civil contribuirá com o processo de imunização, além da recuperação da economia do país, tendo em vista o número de profissionais empregados no setor. "Almejamos que as vacinas cheguem para imunizar a população de forma geral o quanto antes. Com o avanço da imunização, a economia voltará a crescer", destaca.

Veja a ordem de prioridade da 4ª fase:

Etapa 1: Trabalhadores da educação, Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, além de funcionários do sistema de privação de liberdade, cadastrados no Saúde Digital até o dia 28/05/2021, na faixa etária de 59 a 18 anos, em ordem decrescente.

Etapa 2: Pessoas em situação de rua, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores dos transportes aéreos e aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores industriais e da construção civil, trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, cadastrados ano Saúde Digital até, na faixa etária de 59 a 18 anos, por ordem decrescente.

Documentação necessária para o dia da vacinação

Os agendados para receber a primeira dose da vacina têm de apresentar, no ato da convocação, documentos comprobatórios como identificação original com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de endereço e comprovante de exercício da profissão. 

Para comprovar a situação de trabalhador empregado de empresas industriais e de construção civil, serão aceitos os seguintes documentos: Declaração da empresa (o documento deverá ser em papel timbrado e conter a razão social e CNPJ da empresa) ou carteira de trabalho ou contracheque com documento de identidade ou crachá funcional. Qualquer um dos documentos citados é suficiente para comprovação exigida.