domingo, 6 de junho de 2021

Sarto planta Ypê Amarelo no marco zero de Fortaleza

 


No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado neste sábado, 5, a gestão municipal de Fortaleza organizou um ato de plantio de ipês-amarelos, considerada Árvore Símbolo de Fortaleza, no Marco Zero da capital, localizado na Praça Santiago, na Barra do Ceará, nesta manhã. “O ipê-amarelo foi escolhido pela população de Fortaleza para ser a Árvore Símbolo da Cidade e, com esse plantio, nós estamos reafirmando nosso compromisso de preservar o meio ambiente e ampliar a arborização da Cidade”, enfatizou o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT).


Por volta das 11 horas, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará entregaram o primeiro viveiro estadual de mudas nativas, localizado no município de Fortaleza, destinado à recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. De acordo com o site da gestão municipal, o “viveiro de mudas tem como objetivo conservar, proteger e produzir espécies nativas de mangues e tabuleiros, para serem utilizadas no florestamento e reflorestamento de áreas degradadas, além de ser mais um instrumento para a disseminação da educação ambiental no Parque do Cocó”.


Com investimento municipal de R$ 410 mil, o viveiro de mudas possui 2.432,14m² de área e tem capacidade para produção anual de 50.000 mudas nativas. O evento direcionado ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi coordenado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e contou com a colaboração da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza.