quinta-feira, 24 de junho de 2021

Ricardo Cavalcante discute benefícios do Observatório da Indústria com Beto Studart, Ricardo Silveira e o Deputado Federal Domingos Neto


 


O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, esteve em reunião com o ex-Presidente da FIEC e Presidente do Grupo BSPAR, Beto Studart,  o Prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira,  e o Deputado Federal Domingos Neto (PSD), durante a manhã desta quinta-feira (24/06). O encontro, que aconteceu na Casa da Indústria, teve como objetivo apresentar as benesses do Observatório da Indústria, um dos principais centros de dados brasileiros, ao Prefeito convidado. Estiveram ainda presentes na ação o Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda; a Superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez; o Líder do Observatório da Indústria e Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho; José Antunes Fonseca da Mota , Presidente do Sindlacticínio;  Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Amilcar Silveira, Presidente do Sinrural de Quixadá; Feitosa Gonçalves, Assessor do Prefeito de Quixadá; e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale;

 

“O Observatório possibilita uma visão estratégica aos gestores. Os serviços dele podem ser aplicados e fortalecer o desenvolvimento de empresas e municípios. Ele consegue, de acordo com o objetivo estratégico, individualizar e otimizar resultados ”, destacou Ricardo Cavalcante, sobre as diversas oportunidades advindas da ferramenta.

 

No encontro, foram apresentados os principais recursos do Centro de Dados e compartilhados diversos dados do município de Quixadá, vinculados à economia, geração de renda e emprego, serviços, educação, entre outros, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região.


O Observatório da Indústria é considerado um dos três maiores centros de dados de tecnologia do tipo no país. Desenvolve trabalhos de inteligência de dados, aliado às necessidades de gestores e empresários. A ferramenta tem desenvolvido serviços de informação como os de mapeamento econômico, automatização de processos, vigilância em tecnologia e de inteligência artificial a grandes empresas e instituições como o Moinho Dias Branco, Ministério da Economia, CIPP, entre outros.


Ele conta com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso a informações estratégicas atualizadas 24h, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros. Realiza ainda coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.