quarta-feira, 16 de junho de 2021

Programa Hora de Silar inicia com as entregas de lonas nas comunidades rurais de Banabuiú



O Governo Municipal de Banabuiú por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou neste mês de maio com a entrega de lonas para a produção de silagem dos produtores rurais do município. Os agricultores que possuem plantio de milho, sorgo, capim de corte ou manivas de mandioca estão recebendo o material que servirá para proteção do silo. A entrega está sendo realizada nas próprias comunidades, com o apoio das equipes de profissionais da secretaria.


Nas comunidades de Capão do Maxixe, Muricizinho, Lagoa de Cima e Ferrolândia, além da entrega do material, os técnicos que atendem a região estão dando suporte técnico quanto aos procedimentos para a produção de silo de alta qualidade, desde o processo do corte de forragem, até o compactamento e armazenamento para a fermentação do alimento.


A silagem é uma saída bastante utilizada para alimentar o gado quando a disponibilidade das pastagens é baixa. A lona desempenha um papel crucial na manutenção da qualidade da forragem, desde a vedação até a abertura do silo. O fornecimento de forrageira com alto valor nutritivo conservado vai garantir que as metas de produção sejam alcançadas.


Cronologicamente, o município inicia suas atividades de apoio rural logo nos primeiros dias do ano, quando oportuniza o pequeno agricultor com aração de terras, por meio do programa municipal “Hora de Arar”, logo após este trabalho, ainda no período chuvoso, os produtores rurais tem a oportunidade de serem assistidos pelo Programa Hora de Plantar, do Governo do Ceará, que fornece sementes de alta qualidade genética para o plantio de grãos como, milho, sorgo e feijão. O ciclo se encerra, quando mais uma vez o Governo Municipal distribui lonas a estes agricultores, para colaborar na produção do silo, alimento que servirá para o abastecimento alimentar dos animais, em período de sazonalidade. Hora de Silar é mais uma iniciativa do Governo de Banabuiú para o progresso do campo.Vou