domingo, 27 de junho de 2021

Presidente Antônio Henrique destaca um ano da publicação do livro “Coronavírus não sai do meu pensamento, e agora?“



A Câmara Municipal de Fortaleza comemorou um ano de lançamento do livro “Coronavirus não sai do meu pensamento, e agora?”. A publicação apoiada pela Casa Legislativa, vem sendo utilizada na rede pública de saúde mental infantil como forma de auxiliar os pequenos a vencerem as barreiras dos transtornos potencializados pelo isolamento social e a pandemia por covid-19.


Em pronunciamento, o presidente Antônio Henrique destacou a data. Segundo ele, a pandemia da Covid-19 fez a humanidade lidar com muitas situações desafiadoras, como a perda de familiares e amigos, a necessidade de mudar a rotina e manter distanciamento das pessoas. Isso tudo acabou trazendo repercussões para a saúde mental das pessoas, incluindo as crianças e os adolescentes. Assim como os adultos, eles passaram a lidar com a ansiedade, o medo e o luto.


“Depois de um ano, ainda estamos tendo que lidar com as mesmas circunstâncias. Ainda em 2020, a Câmara Municipal de Fortaleza lançou o livro “Coronavirus não sai do meu pensamento, e agora?”, escrito pelas autoras Ana Paula Brandão, Kaliny Oliveira e Gardênia Amorim, que trata sobre a saúde mental das crianças no período da pandemia. Essa obra continua sendo importante para ajudar pais e mães a entender melhor o que se passa na cabeça dos seus filhos, além de apresentar caminhos para ajudá-los nesse período tão difícil. Tenho certeza que esse apoio é fundamental para manter o desenvolvimento saudável das nossas crianças”, pontuou o presidente.



As comemorações relativas ao primeiro aniversário do lançamento do livro também se estenderam para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil Maria Ileuda Verçosa (Capsi), na Cidade dos Funcionários, local onde as autoras da obra atuam. A manhã foi bastante movimentada no Capsi. “Tivemos contação de história sobre o Mauvid-19, personagem do livro, pela psicóloga Veruska e em seguida realizamos um momento onde as crianças desenharam e pintaram o personagem, logo depois expusemos os trabalhos em um painel”, disse Kaliny.



O momento também foi comemorado com as autoras da publicação e os presentes, que cantaram os parabéns pelo aniversário de 1 ano do Mauvid. “Este é um momento de celebrar a vitória desse projeto, tão bem acolhido pela Câmara Municipal. Através dele, realizamos atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, realizamos atividades nas salas de espera, e com pequenos grupos.  É uma ferramenta que tem proporcionado um atendimento diferenciado às nossas crianças”, ressaltou Kaliny.