sexta-feira, 4 de junho de 2021

O legado de Roberto Cláudio que transformou Fortaleza mostra visão de futuro na melhor cidade para se morar no Brasil

 


Fortaleza, capital do estado do Ceará, foi uma cidade sem planejamento até a chegada do médico e especialista em gestão pública, Roberto Cláudio, um jovem estudioso e dedicado servidor público. RC como é chamado pelos amigos tinha um olhar além. Foi assim que promoveu a construção de uma nova cidade respeitando a velha cidade de Fortaleza e seu patrimônio imaterial. 

O ex-prefeito que está fazendo seu segundo pós-doutorado, agora na área de gestão de cidades, entregou o cargo após oito anos de gestão como o mais bem avaliado prefeito do Brasil. Fortaleza se tornou a capital número 1 em destino turístico do Nordeste, se tornou a cidade com maior PIB em toda região e o Ministério da Educação reconheceu Fortaleza como sendo a capital com maior número de escolas profissionalizantes, de tempo integral e com a maior rede de creches. 

O secretário de Conservações e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, falando sobre a cidade de Fortaleza à TV Otimista exibiu os números da gestão da prefeitura de Fortaleza na área da mobilidade. São 390 kms de ciclofaixa, 200 kms de faixa de ônibus onde os taxistas e ambulâncias também trafegam. Segundo o secretário 280 mil pessoas fazem uso do bicicletar, projeto que já instalou 300 pontos onde o cidadão pode pegar uma bicicleta. Quatro milhões de quilômetros foram percorridos por ciclistas só no bicicletar. “É a demonstração de uma evolução para o mundo. Somos premiados e homenageados por órgãos mundiais”, disse Ferruccio. 

O ex-prefeito Roberto Cláudio, diariamente dialoga com lideranças políticas do Ceará, do Brasil e de outros países sobre sua obra que tem um manual: o planejamento Fortaleza 2040, um plano bem elaborado e um arrojado projeto para guiar os futuros gestores, como Sarto Nogueira que segue melhorando a cidade e cuidando das pessoas. 

É nobre reconhecer méritos nas pessoas que possuem valores profissionais, éticos e de gestão na coisa pública. O ex-prefeito Roberto Cláudio é habilidoso político, gestor importante para um país pobre de homens capazes de erguer cidades e estados com a finalidade de servir.      

Fortaleza, com sua melhoria na qualidade de vida e nova estrutura, se tornou a cidade que mais recebe novos moradores, não mais vindo apenas do interior do Ceará, mas de todo o Brasil. Mais de 10% de nossos moradores vieram morar na melhor cidade para se viver do nordeste brasileiro.