sábado, 12 de junho de 2021

Morte de Marco Maciel põe fim a uma era de grandes políticos conservadores


Morreu na madrugada neste sábado (12), aos 80 anos, em Brasília, Marco Maciel, vice-presidente da República durante os oito anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002 e ex-senador.


Ele estava internado em um hospital da capital federal.



Políticos, como ACM Neto, João Dória, e os ex-ministros Ciro Gomes (PDT-CE) e Mendonça Filho (DEM-PE), lamentaram a morte do político.


"O Democratas se despede, já com o coração saudoso, de um dos seus fundadores. Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país", disse ACM, presidente do DEM e ex-prefeito de Salvador.


"Homem decente e de espírito público, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira", afirmou Ciro.


Desde 2014, Maciel sofria do mal de Alzheimer. Segundo familiares, ele recuperou-se da Covid-19 após período de internação em março, mas retornou ao hospital em decorrência de uma infecção. Morreu de falência de múltiplos órgãos. Maciel deixa mulher e três filhos. O enterro está previsto para a tarde deste sábado, em Brasília.