sexta-feira, 11 de junho de 2021

Fecomércio explica: o que são sindicatos patronais e o que eles podem fazer pelas empresas



Quem tem uma empresa sabe o quanto é valioso ter alguém capaz de entender suas demandas, defender os seus interesses e facilitar a gestão dos seus negócios. E ninguém melhor que a união de diversas empresas do mesmo setor para fazer isso. Os sindicatos patronais sustentam a estabilidade das relações entre patrões e empregados, funcionando como intermediador nas decisões com o sindicato laboral e sendo responsável por negociar as convenções coletivas e dissídios coletivos. Também são eles que fazem a mediação, junto aos órgãos públicos, na defesa de pautas das categorias.


As federações e confederações se constituem a partir da união desses sindicatos e fortalecem a eles e as empresas associadas, tanto representando os interesses do setor quanto oferecendo vantagens em forma de serviços e produtos. Atualmente a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) é formada por 34 sindicatos, que oferecem para os seus filiados vários benefícios. Além disso, a Fecomércio sempre está atenta à agenda política estadual e nacional para defender os interesses das categorias que representa.


Através da Federação, as empresas filiadas aos sindicatos têm acesso a descontos e condições especiais na compra de carro zero km, telefonia móvel, plano de saúde, certificado digital, instituições de ensino superior, cartões corporativos, soluções fiscais, soluções financeiras e em serviço funerário.


Através do Senac, as empresas garantem abatimentos em cursos profissionalizantes, e acesso aos cursos in company, que podem ser customizados, de acordo com a necessidade específica de cada negócio, além do serviço de consultoria, que busca soluções de acordo com o diagnóstico das necessidades de cada empresa.


O Sesc oferece aos empresários clínicas com cuidados terapêuticos, fisioterapia, nutrição, estética, odontologia, espetáculos musicais, mais de 15 atividades esportivas e desportivas. Tem também viagens e excursões para diversos destinos nacionais com tarifas especiais acesso aos restaurantes Sesc, às escolas Educar Sesc e ao Sesc Iparana Hotel Ecológico, um verdadeiro refúgio com piscinas, trilhas, salão de jogos e auditórios. 


Campanha


Com o objetivo de destacar o papel dessas instituições, que trabalham em prol dos interesses do setor e no crescimento da economia no Estado, a Fecomércio acaba de lançar uma campanha de fortalecimento da Representação Sindical.


A campanha envolve diversos meios, incluindo um site (https://bit.ly/3itCT0x). Nele estão informações sobre a importância da representação sindical para as empresas e as resoluções para as principais dúvidas dos empresários. Além disso, o site conta com uma ferramenta que possibilita descobrir qual o sindicato correspondente à empresa através de uma busca simples.