quarta-feira, 23 de junho de 2021

Ex-prefeito de Farias Brito denunciado por enriquecimento ilícito

 

O Ministério Público denunciou o ex-prefeito Zé Maria e outras seis pessoas, entre ex-secretários e familiares. A Ação Civil Pública pede a devolução e bloqueio de bens.

O ex-prefeito de Farias Brito, José Maria Gomes, conhecido como Zé Maria, terá que se explicar à Justiça. Ele é acusado de enriquecimento ilícito e super faturamento de contrato de locação de imóvel, quando foi gestor do Município.

A denúncia, feita ao Ministério Público do Estado, revela, ainda, que o imóvel é de propriedade de Zé Maria, mas que o contrato estava em nome da sua sogra, Helobênia Ribeiro. O Ministério Público denunciou o ex-prefeito e outras seis pessoas, entre ex-secretários e familiares do ex-prefeito.

Segundo trechos da denúncia, José Maria e Heloísa sabiam que não podiam contratar a locação com a prefeitura, porque ele era Secretário Municipal e ela, a partir de 2010, passou a ser servidora efetiva do Município (art. 9º, III, L. 8.666/93). Mas, para possibilitar essa locação, eles simularam o negócio jurídico e usaram o nome de Helobênia, que não tinha vínculos com o Município, apresentado-a como proprietária do imóvel.

A Ação Civil Pública pede a devolução de R$ 80 mil e o bloqueio de bens dos acusados. Zé Maria disse que quando foi prefeito, o imóvel foi cedido gratuitamente à Prefeitura. O recebimento do aluguel teria sido durante a gestão do ex-prefeito Vandevelder Freitas, quando foi secretário de Infraestrutura. Segundo as investigações, os valores eram depositados na conta de Zé Maria.

 

A ação de improbidade administrativa n º 0280006-02.2021.8.06.0076 tramita na Vara Única da cidade de Farias Brito.