quarta-feira, 30 de junho de 2021

Evasão escolar: MPCE e Unicef realizam segundo encontro para discutir importância da busca ativa de alunos


O segundo encontro virtual com os promotores de Justiça do Estado do Ceará, evento promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAOEUC), em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ocorreu no dia 29. O evento ressaltou a importância da busca ativa de estudantes, principalmente, em tempos atuais onde há o demonstrativo do aumento da evasão escolar, devido aos impactos ocorridos pelo ensino remoto em tempos da pandemia. 


O evento contou com a participação de aproximadamente 33 pessoas entre elas promotores de Justiça, assessores e técnicos ministeriais. O representante do Unicef fez uma apresentação geral da Plataforma da Busca Ativa e a possibilidade de utilização pelos municípios. Em seguida, os promotores fizeram perguntas e colocaram situações do cotidiano enfrentadas por eles. Houve discussões e proposições de atuações. 


O CAOEDUC vem buscando promover ações de fortalecimento da garantia do direito à educação e da permanência dos estudantes da escola em toda a educação no Estado do Ceará. 


Busca Ativa Escolar 


A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita de auxílio aos municípios no combate à exclusão escolar, desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Com a ferramenta, são repassados dados sobre a realidade escolar dos municípios e estados, com o intuito de auxiliar o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas para a inclusão escolar.