sexta-feira, 18 de junho de 2021

Ceará recebe 161 mil doses de vacinas para dar continuidade à imunização da população contra a Covid-19

 


Dois lotes, somando 161.280 doses de vacinas contra a Covid-19, chegaram ao Ceará na manhã desta sexta-feira (18), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Foram recebidas 63 mil doses da CoronaVac/Butantan e 98.280 da Pfizer/BioNTech, enviadas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em 151 municípios cearenses.


Em publicação nas redes socais, o governador Camilo Santana destacou o esforço para agilizar a imunização contra a Covid-19 no Ceará. “Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição (Ceadim), da Secretaria da Saúde, as 161.280 doses de vacinas que chegaram nesta sexta-feira ao Ceará. São 63 mil doses da CoronaVac, que voltam a ser distribuídas após um mês, e 98.280 doses da Pfizer (Ministério da Saúde corrigiu a quantidade de doses informada ontem). Faremos a distribuição aos municípios com a nossa equipe de logística, que conta com apoio de helicópteros, aviões e caminhões. Não vou descansar até que todos os cearenses estejam vacinados”, escreveu.



Os imunizantes serão distribuídos, conforme proporção e demanda, em até 24 horas. O repasse das doses segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Ceadim/Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis por aplicar as vacinas distribuídas pelo Estado.