terça-feira, 22 de junho de 2021

Camilo acelera governo e parte para retomada total


 O governador Camilo Santana está construindo um caminho mais fácil para fazer uma entrega dos seus dois mandatos entrando para a história. A COVID-19 foi um problema grave que surgiu e não estava nos planos. O gestor que atravessou o impeachment de Dilma, a crise política e econômica, venceu todas as adversidades. O Ceará é o único estado do nordeste que cresce, paga as contas e tem o maior canteiro de obras do país. 

A agenda do governador em parceria com prefeitos é a última grande ação governamental junto as comunidades do sertão. Camilo circulou três vezes por todo o Ceará em seis anos e meio. Conhece a situação social, econômica  e realidade de cada município cearense. 

Os números do governo Camilo são extremamente favoráveis. Se entregasse hoje o governo, sua prestação de contas seria um marco. Camilo mudou o sistema de saúde. O cearense tem atendimento médico em todas as macro regiões e nas micro regiões. Concluiu, construiu e comprou hospitais e equipou com o que existe de mais  moderno. No campo da infraestrutura fez estradas, conservou o que existe e criou distritos industriais e zonas de comércio. O Complexo Portuário do Pecém, é, sem dúvida, a região de ouro do Ceará. Caucaia, São Gonçalo e Paraipaba se tornaram cidades diferenciadas e ricas se comparadas aos demais municípios cearenses. 

Com o avanço da vacinação e maior capacidade de tratar infectados, o governador promove nessa etapa do governo uma retomada com protocolos. Está recebendo prefeitos, deputados e está recheado de solicitações que pretende atender. Ao mesmo tempo conclui obras. O Diário Oficial datado do dia 18/06 traz 56 areninhas, editais para recuperar estradas, construir cinemas no interior e uma série de obras como saneamento e estação de tratamento de água. 

O campo social é o lado forte do governo Camilo. São muitas a ações. Numa iniciativa agressiva e  inédita, transferiu renda para famílias carentes, vulneráveis. Pagou a conta de energia, de água, ofertou brinquedotecas, areninhas e distribuiu alimentos, computadores, um cardápio social completo. 

O futuro do governador na política ele não divide em público. Revelou que pode disputar o senado como também pode seguir governador ou arriscar um projeto nacional. Camilo caminha ao lado de Cid Gomes, essa é a única definição firme do petista. Os dois são amigos e dividem articulações para tocar planos. No cenário local são afinadíssimos e no cenário nacional são opositores ao governo Bolsonaro. A junção é perfeita. 

O Ceará terá uma sucessão estadual onde a população apenas se preocupará em votar. O estado está sob controle fiscal, com a economia firme e uma rede de atuação social ampliada e um futuro tranquilo se fizer a escolha certa. A dúvida é se teremos um ano de governo Camilo ou um ano e meio. A sucessão começou!