segunda-feira, 7 de junho de 2021

Assembleia inaugura Núcleo de Responsabilidade Social e encerra semana do meio ambiente com doação de mudas nesta terça


A Assembleia Legislativa do Ceará instalou, nesta segunda-feira (07/06), o Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), com o primeiro ato: a assinatura da carta de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente Evandro Leitão, na abertura da solenidade, ressaltou que gestão se faz com atitudes e mensagens para a sociedade e que, além de legislar e fiscalizar, o Parlamento deve "pensar nas pessoas". O lançamento faz parte da programação da Semana do Meio do Ambiente, que será encerrado nesta terça-feira (8/6), a partir das 8 horas, com entrega de mudas, na avenida Desembargador Moreira. 


Segundo Evandro Leitão, a assinatura da carta para adesão ao Pacto Global demonstra o compromisso que a AL tem com uma agenda de sustentabilidade ambiental e da promoção da qualidade de vida, não apenas na retórica. "Esta Casa está disposta a incentivar a sustentabilidade ambiental, dos ecossistemas, mas também promover o respeito e a tolerância entre as pessoas", afirmou. Ele reforçou que, pela primeira vez, o Parlamento cearense vai oficializar seus compromissos ao apresentar um portfólio com todas as ações que foram e que deverão ser implementadas pelo Núcleo. 


Para o presidente do Legislativo, a agenda ambiental se faz necessária e urgente diante de um contexto como o recorde de desmatamento da Amazônia, pelo terceiro mês seguido, em 2021, além do que afirmou ser "desastrosa" a política ambiental brasileira. "Aqui no estado do Ceará, estamos dando um gesto e estamos indo em sentido contrário desse tipo de política".


Idealizado pela primeira dama do Parlamento, Cristiane Leitão, o Núcleo tem o objetivo de atuar na comunidade do entorno, com ações voltadas para a preservação de recursos ambientais e culturais, com atenção especial às desigualdades socioeconômicas. Cristiane explicou que as ações sociais e ambientais já realizadas na Casa de maneira isolada, agora serão integradas, ampliadas e monitoradas. "Devemos desenvolver ações para entrar na colaboração do Pacto Global, tão importante para o futuro das nossas gerações. Agradeço a toda a equipe que integra e colaborou neste projeto. Acredito que este núcleo terá muito sucesso na Casa", afirmou.


Ações da Assembleia


Evandro Leitão lembrou que o Parlamento Estadual apóia a sustentabilidade ambiental por meio da Célula de Agenda Ambiental da Assembleia, com ações como o reúso de água proveniente de ar-condicionados, captação de águas pluviais e a instalção futura de uma estação de tratamento de água para usar em pisos, jardim e descargas. "Tivemos ainda um projeto que retira sacolas plásticas de circulação", recordou. 


O presidente agradeceu o compromisso de todos os parceiros neste desafio. Participaram do evento: o presidente da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Ítalo Sérgio Alves Bezerra; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/CE), Erinaldo Dantas; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado Renato Roseno; o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da AL, deputado Osmar Baquit; o procurador da Casa, Hélio Leitão;  a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da AL, Luana Brasileiro; a orientadora da Célula da Agenda Ambiental da AL, Conceição Machado; e o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Luís Edson Corrêa.