segunda-feira, 31 de maio de 2021

Vereador Cônsul do Povo defende a inclusão da imprensa como prioridade na quarta fase de vacinação contra a Covid-19


Na tarde desta segunda-feira, dia 31, o vereador Cônsul do Povo, Erivaldo Xavier, deu entrada em um Projeto de Indicação 804/2021, que estabelece a inclusão de jornalistas e profissionais de imprensa como grupo prioritário na quarta fase para a vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza. 



Entendendo que a informação verídica e de qualidade é ferramenta essencial no enfrentamento da pandemia, o vereador Erivaldo Xavier, Cônsul do Povo, defende que os profissionais que atuam na linha de frente do jornalismo, na apuração de fatos sobre o cenário da pandemia, sejam vacinados com brevidade. 


De acordo com um levantamento elaborado pelo Departamento de Saúde da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, com base em notícias e de acompanhamento dos Sindicatos da categoria no país, o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos por Covid-19, registrando 169 vítimas entre abril de 2020 e março de 2021. Segundo os dados da Fenaj, somente nos três primeiros meses deste ano foram registradas 86 jornalistas vítimas fatais da Covid-19, um número 8,9% superior ao número de mortes de profissionais da imprensa em 2020.


“Assim como os profissionais da saúde, os de segurança pública e demais serviços essenciais, os jornalistas também estão expostos aos perigos de contrair o vírus, lidando diariamente com os fatos relacionados à pandemia na cobertura de notícias para a informação da sociedade”, justifica o Cônsul do Povo.