terça-feira, 4 de maio de 2021

Vacina da Pfizer: Ceará segue avançando na campanha de vacinação contra Covid-19

 


O Ceará continua avançando na vacinação contra Covid-19. Todos os 184 municípios vêm ampliando seus esforços com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas em função do Plano Estadual de Imunização e de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

O Estado precisa iniciar a 3ª fase de vacinação contra a doença. Entretanto, isso só poderá ser feito com a finalização da vacinação dos grupos prioritários definidos nas fases anteriores e pactuados na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) do Ceará.

Nesta semana, o Ceará poderá seguir para o terceiro momento de vacinação contra a Covid-19, no qual estão incluídas grávidas, puérperas, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades. Esta fase será dividida em duas etapas (ver abaixo), seguindo ordem de condições definidas em reunião da CIB do Ceará nessa segunda-feira (3), como doenças crônicas e idade, por exemplo.


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destaca que, para ser enquadrado nesse grupo – e, portanto, ser vacinado –, o cidadão deverá apresentar atestado, prescrição ou relatório médico especificando a comorbidade que possui. Com o objetivo de padronizar e garantir transparência, a Sesa orienta que os usuários do Sistema Único de Saúde procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou seu médico assistente (seja da rede pública ou privada).

Desde o início da pandemia, a pasta se pauta pela transparência e legitimidade de todas as ações desenvolvidas, incluindo a vacinação. Por isso, a listagem dos pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) foi encaminhada para as Superintendências Regionais de Saúde para facilitar a validação com os respectivos municípios.