sexta-feira, 28 de maio de 2021

Unifor é a melhor universidade particular do Norte e Nordeste, segundo MEC

 


Chegar ao conceito máximo para uma graduação é uma conquista coletiva do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Em 2019, a graduação em Farmácia chegou a 5, topo da escala adotada na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no ciclo mais recente realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “A nota 5 (nota máxima) no Enade representa para o nosso curso o reconhecimento da qualidade e excelência, corpo docente extremamente qualificado e infraestrutura de primeiro mundo”, destaca a professora Arlandia Nobre, coordenadora do curso de Farmácia.

Ser a 1ª das regiões Nordeste e Norte e a 23ª do Brasil entre as universidades particulares mostra a excelência que a Unifor alcançou no Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior e é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O desempenho de Farmácia e dos demais cursos de graduação e de pós-graduação da Unifor na avaliação externa está entre os fatores que contribuíram para a universidade alcançar a sua melhor posição na série histórica (iniciada em 2007) da educação superior em âmbito nacional.

Os resultados do IGC 2019, com base em dados daquele ano, foram divulgados pelo MEC e pelo Inep na última sexta-feira, 23 de abril. O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu de cada instituição. Os resultados levam em conta a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando como referência o último ciclo do Enade de cada curso da instituição como referência.

(G1)